A revolução dos bichos – George Orwell

revolução-dos-bichos.jpg

Um dia conseguiremos distinguir a diferença entre porcos e homens

A revolução dos bichos foi escrita em plena segunda guerra mundial e é uma crítica, uma grande sátira a ditadura Stalinista. Apesar de todos os aspectos históricos, que são muito importantes, tendo em vista a situação na qual o livro foi originalmente lançado, é preciso abordar o fato de que a crítica ao governo ditatório, pode ser facilmente aplicada a atualidade. É uma crítica a todo e qualquer regime autoritarista.

Veja bem, a estória se passa em uma fazenda, e começa quando um porco, o Major, fala para todos os animais que ali vivem, sobre um mundo utópico, onde os animais trabalhariam apenas para o próprio consumo e seriam todos tratados como iguais. O major descreve um regime comunista.

Quando a revolução vem a acontecer, inicialmente é tudo como o esperado. Todos são tratados como iguais, ninguém precisa roubar, pois a comida é distribuída igualmente, mas vemos pouco a pouco, que essa igualdade não é assim tão real. No início da revolução, uma das principais diretrizes do chamado animalismo, é que todos os animais são iguais. Mas em determinado momento, a situação está tão diferente do que se pensou inicialmente, que nos deparamos com a frase “todos os animais são iguais, mas alguns são mais iguais que outros”

Outra questão importante é que o livro nos mostra como é simples, a manipulação das massas. Simples alterações em frases acabam com qualquer tentativa de questionamento. Sempre que há alguma dúvida sobre a situação, dados são apresentados que obviamente provam que tudo está melhor. E quando os questionamentos continuam, a ameaça velada do que pode acontecer, caso não haja cooperação.

Muitas distopias que conhecemos, falam de governos corruptos mas não abordam o tema de forma tão direta como neste livro. Não há “enrolação” vemos a progressão de um governo ditatório para outro, e é isso. Mas é abordado de forma simples e direta, que todos podem ler e compreender sem dificuldades. Uma leitura rápida e muito boa, que nos estimula a pensar e questionar bastante.

É um livro que prova que não são precisas muitas páginas ou palavras difíceis para falar sobre política.

Narrativa – ♥♥♥♥♥

Impacto da história – ♥♥♥♥♥

Originalidade – ♥♥♥♥♥

Desenvolvimento de personagem – ♥♥♥♥♥

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s